Nova Zelândia divulga 4 desenhos finalistas para substituir bandeira

//Nova Zelândia divulga 4 desenhos finalistas para substituir bandeira
intercambio, estudar fora, estudar no exterior, agencia de viagem, agencia de turismo

População irá escolher um deles em consulta popular no fim do ano.
Três modelos apresentam samambaia prateada símbolo do país.

Um painel independente da Nova Zelândia revelou nesta terça-feira (1º) os quatro desenhos finalistas da proposta para mudar a atual bandeira nacional, com a qual se pretende deixar para trás o passado colonial do país.

Os neozelandeses deverão escolher um dos quatro desenhos em um plebiscito no final do ano para depois pronunciar-se em outra consulta popular prevista para o fim deste ano para decidir se a proposta ganhadora substitui ou não a bandeira atual.

Os quatro desenhos foram selecionados entre milhares de propostas, que foram reduzidas no mês passado a 40 pelos 12 membros do Painel de Consideração da Bandeira.

Três dos desenhos incluem a emblemática folha de samambaia prateada, embora variem na combinação das cores de fundo, entre o branco, o preto, o vermelho e o azul, segundo o jornal "New Zealand Herald".

O primeiro-ministro neozelandês, John Key, expressou em diversas ocasiões que seu símbolo favorito é a folha de samambaia prateada, da mesma forma que o capitão da seleção de rugby, Richie McCaw. O governo divulgou as descrições dos desenhos finalistas (em inglês).

O anúncio dos desenhos finalistas coincide com a publicação de uma pesquisa da empresa Herald Digipoll que assinala que quase metade dos eleitores estão abertos a uma mudança da bandeira, embora 24% considere que dependerá da alternativa.

"É importante que os desenhos sejam atemporais, que funcionem em uma variedade de contextos, sejam simples, ordenados, equilibrados e tenham um bom contraste", disse o presidente do Painel de Consideração da Bandeira, John Burrows.

A atual bandeira neozelandesa é de cor azul, tem em seu canto superior esquerdo a "Union Flag" do Reino Unido, que combina os cruzamentos dos padrões de Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte. Além disso, tem quatro estrelas vermelhas com bordas brancos que representam o Cruzeiro do Sul.

Este pavilhão se confunde com o da Austrália que se diferencia na cor e no número de estrelas.

nzbandeiras
Inicialmente, 40 modelos para concurso que vai eleger a nova bandeira da Nova Zelândia foram apresentados (Foto: Reprodução/NZ Government)

Olá, seja bem-vindo! Este aviso é apenas para lembrá-lo de CURTIR a Fanpage da BGLOBAL. Continue ligado nas novidades. Obrigado!

CLOSE