Passeio em floresta e barco passa em locações de ‘Senhor dos anéis’

//Passeio em floresta e barco passa em locações de ‘Senhor dos anéis’

 

Glenorchy, na Nova Zelândia, foi base para filmagem de trilogia de Tolkien.
‘Hobbit’ e ‘X-Men’ também têm cenas reconhecidas na região.

Em uma visita à Nova Zelândia, o turista vai se deparar inúmeras vezes com lugares e atrações que dizem ter sido cenário das trilogias “O Senhor dos anéis” e “O Hobbit”, filmadas no país. Pode parecer história para enganar os desavisados, mas realmente dezenas de locações diferentes foram utilizadas, e muitos passeios permitem que o visitante se sinta um pouquinho dentro do cenário mágico criado para os filmes baseados na obra de J. R. R. Tolkien.

Em Glenorchy, na ilha sul do país, as montanhas com picos nevados e florestas verdes margeadas por um rio foram utilizadas como cenário para diversas cenas das duas trilogias - e também de outros filmes, como “X-Men Origins Wolverine” e “As Crônicas de Nárnia: príncipe Caspian”.

Comerciais de marcas como os chocolates Milka também foram feitos na região – pode ser decepcionante descobrir que o cenário de montanhas com vaquinhas que remete à Suíça em algumas peças da marca na verdade fica na Nova Zelândia.

Quem quer ter um gostinho dos filmes e ao mesmo tempo passear por uma floresta e andar de barco em alta velocidade em um rio de água cristalina - alimentado pelo degelo de glaciares - dentro de um parque nacional pode participar de um dos passeios que saem de Queenstown, cidade conhecida como berço dos esportes radicais no mundo.

1
Passeio começa com viagem de 40 minutos à beira do lago Wakatipu (Foto: Juliana Cardilli/G1)

Paisagem de filme
A jornada começa com uma viagem de ônibus de 40 minutos. Pode parecer entediante, mas a vista do Lago Wakatipu e das montanhas conhecidas como Remarkables (Memoráveis), que com dependendo da época do ano e da sorte com o tempo podem estar cobertas de neve, garante janelas disputadas durante o trajeto.

Depois de uma parada para fotos, o ônibus segue até Glenorchy, um pequeno povoado de 500 habitantes situado no norte do Lago Wakatipu, com pubs, cafés e pequenas lojas. Dali, sai a primeira parte da expedição: a vista das paisagens que se tornaram famosas em filmes.

2
Cidade de Glenorchy é base para passeios que mostram paisagens presentes em filmes (Foto: Juliana Cardilli/G1)

Com a ajuda de fotografias que mostram as cenas no cinema, é fácil identificar os cenários. O mais famoso, que é lembrado facilmente por fãs de “O Senhor dos anéis”, é Isengard, onde ficava localizada a torre do mago Saruman. No filme, ela aparece como uma grande cidade circular, com a torre de Saruman no meio, e as montanhas nevadas de Glenorchy ao fundo.

isengard2
Paisagem foi fundo para cena que mostra Isengard, onde ficava a torre de Saruman, em um dos filmes da trilogia 'O Senhor dos Anéis'' (Foto: Juliana Cardilli/G1)

Na mesma região foi filmada uma cena de “X-Men Origins Wolverine”, quando o personagem de Hugh Jackman é perseguido por um helicóptero e um carro após uma fuga.

Ao lado da estrada que foi utilizada nestes dois filmes, fica uma floresta que aparece em “O Hobbit: A desolação de Smaug”. Nela, foi construído a casa do personagem Beorn, um homem gigante que se torna urso à noite e abriga por uma noite o mago Gandalf, o hobbit Bilbo e os anões que estão em sua jornada para recuperar o tesouro de seu reino.

casa-hobbit
Detalhe mostra casa construída para cenário de 'O Hobbit' ao lado de árvore em floresta em Glenorchy (Foto: Juliana Cardilli/G1)

O passeio segue com uma pequena caminhada por uma floresta onde há árvores com o tronco oco e idade estimada de 800 anos e é possível provar uma vegetação usada pelos nativos locais na alimentação, bastante apimentada (e não indicada para os paladares mais sensíveis).

Além de conhecer um pouco da fauna e da flora local, a caminhada também é a possibilidade de ser hobbit por alguns momentos – uma cadeira gigante, igual às usadas nos cenários dos filmes baseados na obra de Tolkien, está instalada na mata, deixando quem senta nela, se fizer a pose certa, parecendo ser um dos pequenos personagens.

Passeio em floresta ensina um pouco da fauna e flora local (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Passeio em floresta ensina um pouco da fauna e flora local (Foto: Juliana Cardilli/G1)

Barco em alta velocidade
O Rio Dart, que domina a paisagem da região, é a próxima parte do passeio, no qual um barco leva os visitantes para áreas já dentro do Parque Nacional Mount Aspiring. Cercado por montanhas com neve e florestas verdes em sua base, ao olhar para qualquer lado o visitante sente que poderia estar em um dos filmes citados acima.

Água é bastante rasa em alguns pontos do rio Dart (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Água é bastante rasa em alguns pontos do rio Dart
(Foto: Juliana Cardilli/G1)

O barco tem uma tecnologia que permite atingir altas velocidades mesmo quando a profundidade é pequena. No dia do passeio, o nível do rio estava baixo, e em alguns trechos era possível sentir as pedras do leito batendo no fundo da embarcação.

O passeio segue em alguns momentos com aventura, passando bem perto das montanhas que cercam o rio, e realizando algumas manobras que fazem um pouco de água espirrar nos participantes – capas são fornecidas, mas é importante estar com roupas quentes e que protejam da água e do vento, principalmente nas épocas mais frias.

 

 

 

 

De volta a Glenorchy, é difícil se despedir da paisagem, principalmente em um dia de sol, céu azul e neve nas montanhas.

Durante passeio de barco é possível ver mais paisagens que apareceram em 'O Senhor dos Anéis', como a montanha mais pontuda ao fundo (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Durante passeio de barco é possível ver mais paisagens que apareceram em 'O Senhor dos Anéis', como a montanha mais pontuda ao fundo (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Barco segue em alta velocidade ao lado de paisagem de montanhas com neve (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Barco segue em alta velocidade ao lado de paisagem de montanhas com neve (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Volta do passeio tem nova vista panorâmica do Lago Wakatipu (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Volta do passeio tem nova vista panorâmica do Lago Wakatipu (Foto: Juliana Cardilli/G1)

Olá, seja bem-vindo! Este aviso é apenas para lembrá-lo de CURTIR a Fanpage da BGLOBAL. Continue ligado nas novidades. Obrigado!

CLOSE