fbpx

Como Morar, Estudar e Trabalhar no Canadá Legalmente

O Canadá possui uma riqueza cultural e natureza exuberante e claro, é um dos países preferidos dos brasileiros. Tudo fica mais interessante porque o país sempre abre chamadas de bolsas de estudos para estudar no Canadá e oferece oportunidades no mercado de trabalho para brasileiros.

 

Além disso, o país é reconhecidamente um dos mais acolhedores e engajados nas ações da ONU para transformar o mundo. É bilíngue, os idiomas oficiais são o inglês e o francês no entanto, recebe influência dos povos aborígenes, que correspondem a 3% dos canadenses.

Se você quer saber como estudar no Canadá ou morar e trabalhar legalmente no Canadá, montamos um guia para ajudar. Confira abaixo:

Vistos

Empresas canadenses usualmente abrem chamadas para contratar brasileiros. No entanto, é comum querer visitar o país para conhecer e se adaptar ao país. Assim, para aproveitar as oportunidades você precisa solicitar o Temporary Resident Visa – TRV. É uma licença para turistas, válida para entrada única, e o tempo de permanência permitido é de 6 meses ou 3 anos.

Os estudantes precisam pedir visto Study Permit que dá permissão para estudar no Canadá pelo tempo mínimo de permanência de seis meses ou enquanto durar o curso. O país exige ainda um atestado de saúde do candidato portanto, os interessados deverão passar por uma consulta médica com um profissional designado pelo Consulado Canadense.

Já os profissionais precisam do Work Permit no entanto, para solicitar este visto o candidato precisa ter uma proposta de emprego. E uma curiosidade, a permissão é ligada ao cargo ocupado por este profissional. Assim, o Work Permit é válido enquanto a pessoa está empregada, ou seja, caso ficar desempregada automaticamente a permissão poderá ser revogada.

Todos os vistos oferecem quase os mesmos direitos e deveres dos canadenses com exceção ao voto ou a concorrer a cargos políticos.

Express Entry

Como já mencionamos o Canadá está interessado em receber pessoas do mundo inteiro e por isso investe em programas como o Express Entry que é direcionado a estudantes, profissionais e refugiados.

Os requisitos para estudar no Canadá pelo Express Entry é comprovar o domínio intermediário de inglês ou francês. Além do passaporte, comprovante de rendimentos, ofertas de empregos ou ofertas estudantis.

O fator positivo é que o Canadá é receptivo o que quer dizer que basta você atender estes pré-requisitos para entrar no país.

Vale ressaltar que o país possui uma demanda alta por mão de obra por isso, suas chances para morar e trabalhar legalmente no país aumentam.

Caso você opte pelo processo Express Entry, precisa preencher formulários disponibilizada na página online do governo canadense.

Escolha a sua cidade

Toronto e Montreal são as cidades canadenses mais populares, mas existem outras opções. Por isso, você precisa definir qual o seu objetivo no país e escolher a cidade que pretende morar para preencher o formulário.

Banco de dados canadense

Depois de preencher o formulário e ter a sua candidatura aceita no programa, você irá preencher a ficha para se registrar no banco de dados canadense.

Neste cadastro você oferecerá informações sobre suas experiências profissionais ou acadêmicas. Além do nível de conhecimento no idiomas oficiais do país, indicando a nota recebida no teste de proficiência.

Quando você estiver incluído neste banco de dados suas informações estarão disponíveis para empresas canadenses.

Poupança

Todo o processo vai precisar de investimento, portanto monte um bom planejamento financeiro. Isso porque, será necessário gastar com tradução juramentada de documentos, taxas de visto e exames médicos.

Além disso, você vai precisar comprovar rendimentos e ter como se manter no Canadá até conseguir um emprego ou receber o seu salário no país. Até mesmo quem vai para estudar no Canadá precisará ter como se manter mesmo que tenha bolsa de estudos.

A decisão

O Escritório de Cidadania e Imigração do Canadá (CIC) é quem vai decidir a aprovação do visto. Em alguns casos, o escritório pode agendar uma entrevista com o candidato.

Alguns fatores contribuem para a aprovação, como ter parentes com visto aprovado ou já ter tido permissão para entrar no país vizinho, os EUA.

 

Deseja obter mais informações sobre intercâmbio e quem sabe começar a fazer planos para seu novo destino? Manda um Whats que um de nossos atendentes estará de prontidão para esclarecer tudo sobre o assunto!