Comprovação financeira na Nova Zelândia e Austrália

Quando a gente deseja estudar em outro país, precisamos demonstrar, ou melhor, apresentar um pouco da nossa história, entre elas, a financeira. Neste post queremos passar algumas informações sobre os nossos destinos chave: Nova Zelândia e Austrália. São perguntas que vemos com frequência e queremos esclarecer um pouco aqui.

Ambos os países da Oceania exigem um valor em suas respectivas moedas que deve estar em conta. Este valor é o que eles entendem ser o necessário para o tempo de permanência no país. Não precisa se preocupar em comprar a moeda, a conversão é feita pela imigração para saber se é o exigido. O que difere é a quantia e alguns tipos de comprovações que são aceitos.

Nova Zelândia

Entre as exigências para o suporte financeiro na Nova Zelândia estão os NZD $1.250,00 por mês de curso. Este é o valor que a imigração entende que será necessário para se manter no país.

Ele deve ser apresentado através dos extratos bancários dos últimos seis meses. Qualquer depósito maior deverá ser comprovado a procedência, como rescisão de trabalho, venda de veículo ou imóvel, por exemplo. O valor pode estar em investimentos. Créditos pessoais, assim como limite de cartão de crédito também são aceitos, mas somente como complementação, não são contados como parte do valor.

Então para você ter uma ideia, fizemos algumas contas:

Duração curso
Comprovação Financeira (NZD$)
14 semanas
$4.375,00
16 semanas
$5.000,00
24 semanas
$7.500,00

Austrália

Já para a Austrália a diferença é que se pede 3 meses de extratos bancários. Outro ponto é a questão de investimentos, somente são aceitos aqueles que você pode tirar na hora. Ou seja, o dinheiro precisa estar liberado. E o valor da comprovação é pelo tempo de visto, de AUD $1.691,00 por mês de permanência.

Depósitos grandes neste período, assim como na Nova Zelândia, devem ser justificados. Além do valor em conta, documentos como declaração de imposto de renda, os três últimos contracheques também são solicitados, entre outros.  Como a Austrália concede um mês a mais de visto, o aluno deve apresentar os valores referentes ao período do visto e não do curso (reforçando).

Duração curso
Comprovação Financeira (AUD$)
14 semanas
$7.610,00
16 semanas
$8.455,00
24 semanas
$11.837,00

O valor precisa estar na minha conta?

Não. Esta é uma pergunta frequente que temos no nosso escritório. Em ambos os países o valor pode ser apresentado por um parente, de preferência de 1º grau. Pai e mãe são as melhores opções.

A Nova Zelândia tem um formulário específico para isto. Já a Austrália pede uma carta informando o suporte financeiro.

Não é nada complicado aplicar para o visto, mas é necessário ter as comprovações exigidas por cada país, que não ficam somente na financeira. Costumamos dizer que é um conjunto. Não adianta somente o dinheiro e/ou somente o perfil exigido.

Em ambos os países, ter um motivo forte para voltar ao Brasil conta muito. Por isto, histórico de trabalho e qualificações são algumas das exigências. Converse com a equipe da Bglobal para entender melhor e saber se o seu perfil é de risco ou não. Claro que ninguém garante o visto, a não ser o oficial de imigração de cada país! Mas conhecendo um pouco da história de cada um, teremos como auxiliar melhor no processo de visto e escolha de país.