Quando e porque validar a graduação do Brasil na Nova Zelândia?

Muita gente se preocupa, mesmo antes de ir para a Nova Zelândia, se precisará passar pelo processo de reconhecimento/validação do seu Diploma lá.

Para tentar esclarecer um pouco mais a respeito deste assunto, compilamos algumas informações disponíveis no site do NZQA (//www.nzqa.govt.nz/qualifications-standards/international-qualifications/) nos parágrafos abaixo para te ajudar.

Pensando em morar, trabalhar ou estudar na Nova Zelândia? Talvez você precise ter a sua qualificação do Brasil avaliada para entender como ela se alinha ao sistema de qualificações da Nova Zelândia. Geralmente isso significa passar pelo processo de International Qualifications Assessment (IQA) ou Pre-Assessment Result (PAR), que é um pouco mais simples. Quem ajuda nesses processos é o Qualifications Recognition Service (QRS), que é uma unidade do New Zealand Qualifications Authority (NZQA).

Em quais situações você precisa ter sua qualificação avaliada?

Imigração: como parte de um processo de visto com a imigração, como por exemplo no Skilled Migrant Visa.

Emprego: quando o seu (futuro) empregador na Nova Zelândia não estiver familiarizado com a sua qualificação internacional.

Estudo: quando precisa saber se a sua qualificação internacional atende aos pré-requisitos do programa de estudos da Nova Zelândia.

Registro de professores: quando tem uma qualificação de licenciatura e gostaria de se registrar como professor na Nova Zelândia.

Revisão de salários de professores: Se já trabalha ou pretende trabalhar como professor registrado na Nova Zelândia e precisa que a sua qualificação internacional seja avaliada a fim de ajudar a determinar sua faixa salarial.

Visto de Trabalho –Silver Fern Job Search: esse visto é para jovens altamente qualificados e que gostariam de viver na Nova Zelândia por um longo período.

Expression of Interest

A Expression of Interest é a primeira etapa de uma aplicação para o Skilled Migrant Visa, que contribui para a sua elegibilidade para um visto. Uma parte da Expression of Interest envolve justamente avaliar as qualificações internacionais do aplicante.

Quando a sua qualificação não estiver listada no site da imigração como isenta, provavelmente precisará passar pela PAR.

Uma vez que a Expression of Interest seja aceita – independente de ter passado pela PAR ou não – você poderá passar para o IQA.

O que mais deve fazer?

Ter a sua qualificação internacional avaliada pelo QRS é apenas uma das partes de um processo mais amplo. Pode também ser necessário completar outros formulários, se registrar junto ao órgão regulador da profissão na Nova Zelândia, e entrar em outros processos de avaliação, principalmente em áreas profissionais como odontologia, medicina, direito ou educação.

Aqui está a lista das profissões que requerem registro na Nova Zelândia:

//www.immigration.govt.nz/new-zealand-visas/apply-for-a-visa/tools-and-information/work-and-employment/occupational-registration

O processo tem valores de acordo com o tipo e eles levam em torno de 20 a 25 dias para serem analisados.  Como cada profissão tem uma exigência diferente, é interessante estar verificar no site da NZQA o que será necessário para o seu caso.